Categories: Featured

Juiz diz que advogado mostrou “desprezo pela vida humana” e decreta prisão preventiva I MT

O juiz Pierro de Faria Mendes, da 1ª Vara Criminal de Várzea Grande, decretou a prisão preventiva do advogado Paulo Roberto Gomes dos Santos, acusado de atropelar e matar a idosa Ilmis Dalmis Mendes da Conceição, de 71 anos, na Avenida da FEB, na noite de terça-feira (20).

A decisão foi proferida durante audiência de custódia realizada na tarde desta quarta-feira (21). Ao analisar o caso, o magistrado foi categórico ao afirmar que a conduta do advogado revela “desprezo pela vida humana” e alto grau de reprovabilidade social.

“A conduta imputada revela acentuada gravidade concreta, evidenciando desprezo pela vida humana”, destacou na decisão.

O magistrado também rejeitou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa, que alegou que Paulo sofre de hipertensão, trombose e diabetes. Para o juiz, apesar de demandarem acompanhamento médico, as doenças não impedem o cumprimento da prisão no sistema prisional.

Além disso, Pierro de Faria Mendes ressaltou que os laudos médicos apresentados são antigos. “Os documentos juntados são anteriores a julho de 2024, não havendo comprovação atual de enfermidade que justifique a substituição da prisão preventiva”, pontuou.

Ao justificar a necessidade da custódia cautelar, o juiz enfatizou o risco de o acusado permanecer em liberdade. Conforme a decisão, Paulo tentou fugir logo após o atropelamento, o que reforça o perigo à aplicação da lei penal.

O histórico criminal do advogado também pesou contra ele. O magistrado destacou que Paulo já utilizou documento falso para ocultar a própria identidade em processo anterior, com condenação transitada em julgado.

Para o juiz, o comportamento demonstra “deslealdade processual e desprezo pelas instituições de persecução penal”. “Esse histórico revela propensão a empregar meios fraudulentos para frustrar a atuação do Estado e evitar responsabilização criminal”, avaliou.

O acidente

Paulo dirigia uma Fiat Toro quando atingiu a idosa na Avenida da FEB. Com o impacto, o corpo da vítima foi arremessado para a pista contrária, onde ela foi atropelada novamente, tendo o corpo partido ao meio.

Após fugir do local, o advogado foi interceptado por um policial à paisana que presenciou o acidente.

Em depoimento à Polícia Civil, ainda na terça-feira, Paulo afirmou que teria passado mal antes da colisão e tentou responsabilizar a própria vítima. “O corpo dela que acertou o meu carro do lado”, declarou.

O Noroeste

Recent Posts

Vereador é alvo de investigação sobre morte de jovem em casa noturna de MT

Lavignia Gabrielly Guimaraes Coutinho, de 20 anos, foi morta a tiros logo após chegar em…

8 minutos ago

Bombeiros encontram corpo de adolescente após 4 dias de buscas em rio de MT

A adolescente de 13 anos pescava com amigos quando desapareceu na água por volta das…

17 minutos ago

Batalhão de Trânsito intensifica policiamento nas rodovias de MT no feriado de Corpus Christi

O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) intensifica as ações de…

20 minutos ago

Arquidiocese divulga programação de Corpus Christi com missas e procissões em Cuiabá; confira

Celebração central será realizada no Ginásio São Gonçalo e seguirá em procissão até a Catedral…

2 horas ago

Prefeituras de Cuiabá e VG aderem ao programa “Juntos pela Saúde Plena” do Governo de MT

Iniciativa fortalece a Atenção Primária à Saúde por meio de ações voltadas à qualificação dos…

2 horas ago

Foragido que matou 2 irmãos queimados em MT é preso cinco anos após o crime I MT

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (2), no bairro Industrial, em Peixoto de Azevedo, um…

2 horas ago