A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou o alerta para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval em Mato Grosso. De acordo com a SES, em 2025 foram registrados 946 casos de HIV e 436 de Aids no estado.
No mesmo período, também foram confirmados mais de 600 casos de hepatite no estado. Confira abaixo:
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o uso de preservativos masculinos e femininos é a principal forma de prevenção contra as infecções e a gravidez não planejada. A pasta informa ainda que as unidades básicas de saúde oferecem os preservativos gratuitamente à população.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio de relação sexual sem proteção com pessoa infectada. As doenças mais comuns são HIV, Aids, sífilis, hepatites virais A, B e C, HPV, herpes genital e gonorreia.
Entre os sintomas mais comuns das ISTs estão:
Alguns sintomas podem ser confundidos com gripe. A Secretaria orienta que a procurar uma unidade de saúde ao perceber qualquer sintoma.
Estado registrou cerca de 48 mil novas instalações nos últimos 12 meses e ocupa a…
Melhoramento genético, manejo de pastagens e investimentos em nutrição animal elevaram em 90,3% a produtividade…
Vítima foi resgatada em estado de choque após conseguir sair do carro por conta própria,…
Decisão reconhece falha no atendimento após o estado descumprir uma liminar que determinava transferência em…
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, com autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária,…
Gabriel Barbosa Bispo, 19, morreu após atropelar um boi na noite dessa quinta-feira (16), na…