Categories: Politica MT

Pivetta quer concurso para “nova polícia” municipal para cercar o crime organizado em Mato Grosso

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), anunciou que prepara um programa para a criação de guardas municipais em cidades estratégicas do Estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado. A proposta, segundo ele, deve ser apresentada nos próximos dias.

De acordo com o governador, o plano prevê a implantação de 30 guardas municipais nos 30 maiores municípios mato-grossenses, com apoio direto do Executivo estadual. “Vamos vacinar o Estado contra isso criando a polícia comunitária para fazer a segurança complementar e fechar o cerco contra qualquer iniciativa do crime”, afirmou em entrevista à rádio Verde FM.

Pivetta destacou que a medida terá caráter complementar às forças de segurança já existentes, sem sobreposição de funções. “Onde o Estado não chega, onde ele está desorganizado, o crime se organiza”, disse, ao defender a ampliação da presença do poder público em áreas vulneráveis.

O governador informou ainda que o Estado será responsável por estruturar o programa, incluindo a realização de concursos públicos, treinamento, fornecimento de armamento, viaturas e demais recursos necessários. A proposta também busca incentivar a adesão dos prefeitos e fortalecer a segurança pública em nível local.

Segundo ele, a iniciativa pretende priorizar a contratação de moradores das próprias cidades. “Vamos atrair jovens homens e mulheres das próprias cidades, que vão ter oportunidade de ingressar nessa polícia municipal”, afirmou. Pivetta acrescentou que apenas o aumento do efetivo tradicional não é suficiente e defendeu melhor distribuição das forças. “Não adianta nos iludirmos que só com mais policiais a gente resolve, tem que ser os policiais certos no lugar certo”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Avenida do CPA na capital terá trecho interditado a partir das 10 horas deste sábado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, em razão da realização da Corrida do…

5 horas ago

Sinfra protocola informações no MP, TCE e CGE que confirmam má execução de obra em rodovia

Relatório da Secretaria foi motivado pelo aparecimento prematuro de diversos problemas na rodovia A Secretaria…

6 horas ago

Lei garante Carteira de Identificação para pessoas com fibromialgia

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) participou, nesta sexta-feira (29), do 1º…

6 horas ago

02 Carretas se envolvem em acidente na BR-163 em Nova Mutum I MT

A colisão entre duas carretas Volvo FH 540 e 460, ambas brancas, ocorreu ontem à…

6 horas ago

Empresário da comunicação morre aos 42 anos em Cuiabá após luta contra o câncer em MT

O empresário do setor de comunicação Max Feitosa Milas morreu nesta sexta-feira (29), aos 42…

6 horas ago

Fonseca vira sobre Djokovic após quase 5h e vai às oitavas em Roland Garros

UOL - João Fonseca está classificado para as oitavas de final de Roland Garros. O…

6 horas ago