Categories: Featured

Deputada faz alerta contra fraudes e armadilhas nesta Black Friday

‘Planeje, saiba o que quer comprar, pesquise, compare e fique alerta com as ofertas’. Com essa frase — e a bagagem de mais de duas décadas atuando como conciliadora e secretária-adjunta do Procon Mato Grosso, até assumir há dois anos a Câmara Federal, a deputada Gisela Simona (União Brasil) alerta consumidores que pretendem aproveitar a Black Friday, marcada para esta sexta-feira, 28 de novembro.

Na noite de quarta-feira(26), durante participação na live: Cuidados e Direitos do Consumidor no Período da Black Friday, promovida pela comissão de direito do consumidor, da Associação Brasileira de Advogados (ABA), a deputada – ao lado dos advogados Manoel Menezes e Angélica Angulo -, aproveitou para relembrar erros comuns desta época do ano, quando há uma grande concentração de consumidores em busca de promoções.

De acordo com a parlamentar, este é um momento que exige precaução como forma de evitar fraudes, ofertas enganosas, e práticas abusivas. Lembrando que muitos fornecedores se aproveitam da data para inflar preços dias antes, apenas para reduzi-los na data promocional, criando a ilusão de desconto.

Assim, conforme Gisela, o primeiro passo para garantir vantagem real e não prejuízo nesta Black Friday, é preciso saber exatamente quanto se pode gastar, pois grande parte dos problemas enfrentados pelos consumidores nasce deste impulso. “É necessário ter clareza do que deseja, e do quanto pode gastar, pois isto evita um endividamento que pode comprometer as finanças pessoais ou familiares por muito tempo”.

Conhecida ainda hoje como ‘Gisela do Procon’, a deputada destacou uma estratégia cada vez mais comum de algumas lojas físicas e digitais: anunciar ofertas como se todo o mês fosse uma grande ‘queima de estoque’, quando, na prática, os preços permanecem iguais ou até mais altos do que o usual.

Outro ponto que Gisela classificou como “crucial” diz respeito à segurança das compras online. Ela recomenda evitar pagamentos via Pix ou boleto, modalidades que não oferecem margem de contestação em caso de golpe. “No ambiente digital, o cartão de crédito ainda é o mais seguro. Se o site for falso ou o produto não chegar, há tempo para impedir a cobrança e contestar a transação”, argumentou.

A parlamentar igualmente aconselha que para minimizar riscos, o consumidor deve sempre verificar o CNPJ, a reputação da loja, a existência de canais de atendimento e, principalmente, a segurança da página. “Minha experiência de anos no Procon me leva a recomendar que as pessoas verifiquem a URL e selos de segurança, lembrando sempre que o endereço do site deve começar com “https://” e ter um ícone de cadeado fechado ao lado esquerdo na barra de endereços, indicando que a conexão é segura. Além disto, confiram a reputação da loja, se tem boas avaliações em sites de reclamações”.

No bate-papo, a deputada federal também chamou atenção para um fenômeno recente: o uso de Inteligências Artificiais na criação de propagandas exageradamente atraentes. Peças publicitárias produzidas com imagens hiper-realistas, que dão beleza e eficiência à produtos às vezes inexistentes. Fazendo questão de frisar, porém, que os direitos básicos permanecem válidos mesmo em períodos promocionais, assim, o consumidor deve guardar nota fiscal, acompanhar o prazo de entrega e checar a política de troca e devolução.

E, sobretudo, não se esquecer que existe o direito de arrependimento, ou seja, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até 7 dias corridos, sem necessidade de justificativa, com devolução integral dos valores pagos.

O Noroeste

Recent Posts

Gallo vê rumores sobre vaga no TCE como “descortesia” com Waldir Teis e nega articulações

O ex-secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, criticou publicamente as recentes…

2 minutos ago

Governo de MT atinge 71% de execução nas metas prioritárias do primeiro semestre de 2026

O Governo de Mato Grosso registrou desempenho médio de 71% no cumprimento das metas físicas…

3 minutos ago

Comissão recebe secretária nomeada para o Bem-Estar Animal

A Comissão dos Direitos dos Animais (CDA) da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira…

2 horas ago

Eduardo Magalhães defende implantação de ecopontos para combater descarte irregular em Cuiabá

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) defende a implantação efetiva de ecopontos em Cuiabá como alternativa…

2 horas ago

Jovem é resgatada após ser mantida por cerca de 30 dias em cárcere privado pelo namorado em Cuiabá

Vítima de 21 anos relatou agressões, violência sexual e que teve o cabelo cortado com…

2 horas ago

CPI da Saúde questiona ex-secretário sobre R$ 1,1 bilhão em indenizatórios

O ex-secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, respondeu há cerca de 70 perguntas…

2 horas ago