Categories: FeaturedPolitica MT

Vereador e servidor público são afastados por esquema de fraudes em licitações em dois municípios de MT

O vereador Rauflis de Oliveira Mello e o servidor público Alessandro dos Santos, de Pontal do Araguaia (MT), foram afastados das funções por suspeita de envolvimento em um esquema milionário de fraudes em licitações públicas no município e em Barra do Garças (MT). As ordens judiciais foram cumpridas nesta sexta-feira (26) pela Polícia Civil durante a Operação Cenário Montado.

Além do afastamento, os dois estão proibidos de acessar prédios públicos da administração municipal, sistemas internos de gestão, processos administrativos e de manterem contato com pessoas vinculadas aos fatos investigados.

Em nota, Rauflis disse que a medida tem caráter preventivo, não implicando reconhecimento de culpa, e afirmou que não manteve contato indevido com servidores, licitantes ou autoridades.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Alessandro, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

A investigação apontou que o vereador, que também é ex-secretário municipal de duas pastas do município de Pontal do Araguaia, e o servidor público da área de licitações exerciam papéis determinantes na operacionalização do esquema.

Segundo a polícia, o esquema envolvia a manipulação de orçamentos, superfaturamento e simulação de concorrência, levando aos crimes de falsidade ideológica, associação criminosa, lavagem de capitais e crimes da Lei de Licitações.

“Mesmo após o início das operações policiais, o grupo continuou operando por meio da criação de novas empresas de fachada em nome de familiares para burlar suspensões judiciais anteriores”, informou a polícia.

Outros alvos

 

Operação mira esquema de fraudes em licitações públicas na Prefeitura de Barra do Garças

A Operação Cenário Montado começou no dia 16 de dezembro, quando sete investigados no esquema foram alvos (veja lista abaixo). Segundo a polícia, o esquema operava por meio de empresas do setor de produção de eventos e shows, utilizadas para fraudar processos licitatórios que resultaram na criação de Atas de Registro de Preços.

Os investigados foram identificados como:

  • Adenir Pinto da Silva – Chefe do esquema
  • Lucimar Teixeira da Silva – Articulador operacional e documental
  • Rodrigo Mendes Moreira – Coordenação e fiscalização de serviços subcontratados
  • Luciana Costa da Silva – Servidora da Secretaria Municipal de Turismo de Barra do Garças
  • Tayara Félix Alves Cardoso – Fachada empresarial
  • Paulo Henrique de Freitas Pinto – Representante legal de empresa apontada como fachada
  • Elcio Mendes da Silva – vereador e servidor no Gabinete do Prefeito de Barra do Garças

Apenas nos três pregões investigados em Pontal do Araguaia, os valores globais chegaram a aproximadamente R$ 25,8 milhões. Conforme a legislação, as adesões poderiam alcançar, em tese, até R$ 51,7 milhões, considerando o limite máximo de 200%.

O Noroeste

Recent Posts

Senado aprova o fim da escala 6×1, saiba como funcionará o processo de transição – O Mato Grosso

O Senado Federal aprovou de forma definitiva a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 221/2019),…

23 minutos ago

Indústria brasileira completa 22 meses no vermelho, mas vê “luz no fim do túnel” para o próximo semestre – O Mato Grosso

Quem produz e fabrica no Brasil continua enfrentando um cenário de custos elevados e vendas…

11 horas ago

Mercado de games ganha regras claras no Brasil e acesso a verbas da cultura e inovação – O Mato Grosso

A produção de jogos digitais no Brasil ganha novos caminhos para atrair investimentos, gerar empregos…

12 horas ago

Sefaz orienta municípios sobre mudanças na arrecadação com novo sistema tributário I MT

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, participou, nesta quarta-feira (14), do 2º…

13 horas ago

Motorista suspeito de apoiar furtos de canetas emagrecedoras é preso em Cuiabá

Produtos foram levados de farmácias nos bairros Jardim Imperial e Parque Amperco, na mesma madrugada;…

13 horas ago

CPI da Saúde aprofunda apuração sobre pagamentos indenizatórios e prevê novas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato…

13 horas ago